sábado, junho 23, 2007

O Cidadão Contra-ataca...

Leiam estas estas três preciosas dicas sobre como lidar com as
agressões de telemarketing, que constituem para todos nós uma praga
quase diária.

1ª - Um método que realmente funciona:

Ao receber uma chamada de telemarketing a oferecer um produto ou um
serviço, diga apenas, com toda a cortesia:

"Por favor, aguarde um momento...".

Dito isto, deixe o telefone sobre a mesa e vá fazer outras tarefas (em
vez de simplesmente desligar o telefone de imediato).

Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing para o seu
telefone tenha uma duração longuíssima, ultrapassando em muito os
limites impostos ao indivíduo que lhe ligou.

De vez em quando, verifique se o sujeitinho ou menina ainda está em
linha. Reponha o telefone na posição de repouso apenas quando tiver a
certeza de que desligaram. Não tenha dúvida de que esta é uma lição de
custo elevado para os intrusos.

2ª - Já alguma vez lhe sucedeu atender o telefone e parecer que não
há ninguém do outro lado?

Em caso afirmativo, fique a saber que esta é uma técnica de
telemarketing executada por um sistema computorizado, o qual
estabelece a ligação e regista a hora em que a pessoa atendeu o
telefone. Esta técnica é utilizada por alguns serviços de marketing
para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa dos serviços
poderá ligar-lhe, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação
deles venha a ser desperdiçado, se não encontrar ninguém em casa.

Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés,
pressione imediatamente a tecla "#" do aparelho, seis ou sete vezes
seguidas e em sequência rápida. Normalmente, este procedimento
confunde o computador que discou o seu número, obrigando-o registar o
seu número como inválido, eliminando-o assim da base de dados.

3ª - Publicidade inserida nas contas recebidas pelo correio

Todos os meses recebemos publicidade indesejada inserida nas contas de
telefone, luz, água, cartões de crédito, etc. Muitas vezes essa
propaganda vem acompanhada de um envelope-resposta, que "não precisa
selar; o selo será pago por..."

Insira nesses envelopes pré-pagos a publicidade recebida e coloque-a
no correio, endereçada de volta o a essas companhias. Caso queira
preservar a sua privacidade, antes de inserir a publicidade no
envelope remova todo e qualquer item que possa identificá-lo.

Este é um método que funciona excelentemente para ofertas de cartões,
empréstimos, e outro material não solicitado. Portanto, não atire fora
esses envelopes pré-pagos! Ao devolvê-los com a propaganda recebida,
está a fazer com que as referidas empresas paguem duas vezes pela
publicidade enviada. Se quiser acrescentar um requinte de malvadez,
aproveite para inserir anúncios da pizzaria do seu bairro, da
lavandaria, da florista, do canalizador, do oculista, da costureira,
do talho, do dentista, da tabacaria, do barbeiro, do fabricante de
marquises de alumínio, da peixaria, do serralheiro, ou de qualquer
outra actividade comercial local do mesmo género, que esteja mais à
mão.

Há já várias pessoas a usarem estes métodos de devolver o lixo
publicitário. Está na altura de mandarmos o nosso recado às empresas.

É preciso, no entanto, que se atinja um número expressivo de pessoas a
aplicar estas técnicas eficazes de protesto. Talvez não seja má ideia
passarem este mail aos vossos amigos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma falta de respeito p/kem trabalha num "call center", é o q é... já q ng é obrigado a nd!